logo

Cap. 143

A chuva faz barulho no telhado da sala e duas goteiras fazem o prefeito pegar um par de copos para receber a água que cai antes de retomar sua narrativa:

— Aconteceram mais entreveros entre Isabel e Lucretia, mas, para a sorte da mexicana, a dona do cabaré sempre preferiu reagir com deboche ao invés de violência.

— O próprio Westwood me surpreendeu ao apenas arremessar a mulher pela janela, já quebrada, ao invés de pendurá-la no sino da igreja e forçar cada cidadão a badalar doze vezes antes de tirá-la de lá.

— Conforme convivia com os três, comecei a ver detalhes em seus comportamentos que indicavam que, mesmo ainda sendo animais selvagens, pareciam animais saciados, empanturrados com tudo o que já haviam feito em suas malditas vidas.

— Talvez, eles só quisessem mesmo uma toca para hibernar.

Augustus resolve voltar a falar: — O senhor acha isso mesmo?

McQueen: — Rapaz, pelo menos nesses poucos anos em que estive aqui com os três, eles nunca procuraram nenhum tipo de encrenca. Se não forem procurados, você até esquece que vivem aqui.

O prefeito complementa: — Na verdade, foi só com a sua chegada aqui que as coisas ficaram agitadas. Você, meu rapaz, parece ser até uma boa pessoa, mas é do tipo que fede a confusão.

Augustus abaixa a cabeça: — Os fatos recentes não me permitem discordar.

McQueen trabalhou como investigador por tempo suficiente para perceber que há mais na história do tal Augustus do que ele contou, mas, ele parece ser um bom sujeito, então, melhor dar tempo para que fale espontaneamente.

— Por enquanto, é isso que você precisa saber. – conclui o prefeito, começando a recolher os documentos espalhados, acrescentando: — Me ajude a guardar tudo e, você sabe, bico calado.

Augustus concorda balançando a cabeça e começa a recolher a papelada.

Após guardar tudo dentro do relógio, o prefeito vai até o lado de fora de seus aposentos, examina a cidade em silêncio e arrisca: — É, parece que teremos uma noite calma com toda essa chuva.

Enquanto isso, o grupo do Coronel Jackson chega ao sítio dos Smiths.
 

Texto Anterior Próximo Texto